20100713

Criticism's Grand Code of Ethics

Não é exagero. A aversão das pessoas às críticas é tamanha que se criou um verdadeiro código de ética que deve ser seguido à risca antes que se possa reclamar do que quer que seja. Até que se tenta disfarçar, com todo mundo anunciando aos quatro ventos estarem abertos a críticas construtivas, mas a verdade é que as pessoas estão tão abertas a críticas quanto os donos de restaurante realmente querem que você visite suas cozinhas.

Por isso, é que se criou as três fases da negação:

Quando ainda há alguma ficção de aceitação das críticas, as pessoas dizem coisas como “mas você só diz que está tudo errado, sem propor nenhuma solução!”, ou “está bem, eu admito que o comunismo tenha falhas, mas o neoliberalismo também não é perfeito, viu?”. Depois, quando esse pudor acaba, a coisa costuma desandar para o “antes de criticar, por que você não tenta fazer melhor?”.

E todas as três fases têm o mesmo problema, que é serem burras burras burras. Primeiro, a última. Cazzo, não tem coisa no mundo que eu odeie mais do que este último tipo de comentário. (Tem, mas.)

Olha, eu não sei construir usinas e lidar com a produção e gerenciamento de energia nuclear, mas isso não significa que eu tenha que coadunar com, sei lá, Chernobyl. Eu não sei programar, mas posso dizer que o GIMP é uma merda, estão entendendo?

Aí, tem essa coisa de achar que só porque eu estou criticando alguma coisa, eu estou defendendo outra. Eu posso dizer que São Paulo é uma merda sem que isso signifique que o Rio é melhor. O mundo não é booleano, porra. Aliás, eu ainda digo mais: eu posso dizer que São Paulo é uma merda (e é) e ainda gostar daqui.

E o mais importante: eu não tenho que ter uma solução. É isso mesmo que você ouviu: tudo isso é uma bosta e eu não faço a menor ideia de como poderia deixar de ser. Talvez inclusive eu ache que isso é uma bosta tão gigante que já não tem mais o que fazer. Tipo esse texto, que eu só continuo escrevendo porque agora a merda já ta feita.

E agora, o clímax: estou escrevendo tudo isso só pra dizer que eu amo o fato de a República permitir às pessoas dar um asterisco só pra esse texto sem ter que gastar nem mesmo uma palavra pra explicar por quê.

3 comentários:

  1. Essa nota dez! vem como castigo por você ter se dado um asterisco só pra provar seu ponto.
    Esse comentário também.

    De resto, achei o texto fofo e me desopilou as tripas pra valer! =)

    ResponderExcluir
  2. Você me desmascarou.

    Mas eu também te desmascaro:
    http://i31.tinypic.com/et8502.png

    Invisible "dez!"

    ResponderExcluir