20101111

São Paulo para os paulistas

Existe esse movimento aí (nem sabia, mas era de se supor): São Paulo para os paulistas. Faz sentido.

São Paulo começou com padres importados de Portugal. Enriqueceu com trabalhadores manufaturados na Itália e até hoje nossa comida mais típica, aquela de que de fato nos orgulhamos, é a pizza. Depois, trouxemos japoneses, árabes... E fomos nos construindo, em muito, com braços do nordeste.

Se alguém me perguntar como reconhecer um paulista entre outros brasileiros, vou ter que dizer: procura alguém em um grupo impossível de pessoas cuja única semelhança seja a diferença. Isso aí que é ser paulista. A xenofobia e o preconceito são impraticáveis em São Paulo. Quem os pratica, portanto, não pode ser daqui (mesmo que seja).

Eu amo São Paulo. Mais do que dá pra entender. E eu quero que ela seja dos paulistas.

E por "paulista", eu entendo todo mundo.

5 comentários:

  1. Mano, a coisa mais bonita que eu li hoje - sério mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Que lixo velho, esse negócio de igualdade social é coisa que o governo colocou na sua cabeça seu tolo.

    ResponderExcluir
  3. GMS, você é o toque feminino que nos falta.

    ResponderExcluir
  4. Folgo em saber. Meu próximo texto, então, será sobre aquele grupo feminista Guerrila qualquer coisa, que está no Brasil.

    ResponderExcluir
  5. Blogueiro burro que não conhece a História e identidade do Estado de SP.

    ResponderExcluir