20090511

revisão crítica de Imagem.01

É bonito ver o trabalho com as cores feito nessa obra, a saturação trazendo uma textura próxima do tipo de surrealismo praticado em imagens publicitárias. Tudo é cor, uma cor tão carregada que vaza das formas - é o que percebemos a partir do leve borrar dos contornos. Tudo é difuso, plástico, apetitoso. De certa maneira, é um trabalho bastante auto-consciente, a artificialidade sendo assumida de vez pelo autor ao invés de ser trabalhada em níveis mais aceitáveis, que trazem esse tipo de fantasia próximo demais da realidade (como em várias outras obras do gênero). Aqui, existe um trabalho de desconstrução da verossimilhança, tanto pela textura publicitária quanto, até certo ponto, pelo enquadramento insólito. Os limites do quadro dão à nossa visão uma área muito grande de eventos aceitáveis de beleza tolerável, e temos a impressão de que poderíamos ver a foto com facilidade com uma logomarca de uma grife no canto entre os outdoors de alguma cidade (que não São Paulo, claro). Só com um olhar um pouco mais demorado percebemos, então, os dois detalhes que entregam a proposta da foto, forte e ao mesmo tempo sutil. Um deles sobreposto pelo fim do quadro, e o outro magicamente disfarçado em um certo jogo de embaralhamento dos membros. Os cortes também trabalham para tirar a individualidade das mulheres por um momento, pois não são indíviduos inteiros que a imagem retrada, mas apenas uma parte, a parte que mais interessa e que é separada despudoradamente, ou ainda mais que isso: o quadro fica em um certo ponto em que não apenas constrói a imagem imperceptivelmente, mas se delata de maneira escandalosa. 
É uma peça de grande beleza, uma beleza plástica e muito bem construída - assumindo, quem sabe, que todas as outras obras são igualmente construídas, sendo a fantasia que se assume como tal para servir ao público consumidor - e também bastante provocativa, talvez em mais níveis do que a própria temática da obra pode transparecer.



5 comentários:

  1. Fonte: http://www.oldmanphotos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  2. Esta foto é a melhor de todas, na verdade:
    http://pics.livejournal.com/my_darker_sides/pic/000ea4r7

    ResponderExcluir
  3. Bonitinha, mas não tão genial. Talvez você devesse visitar http://giolhos.blogspot.com/2009/04/tomava-banho-com-todo-o-cuidado-do.html para ver essa inserida foto num contexto claramente inferior. =)

    ResponderExcluir
  4. "Totalmente enxergável essa sua cena.


    E totalmente entendível esse seu desejo."


    E não sei, ainda discordo de você. A mensagem subliminar nesta é muito mais genial do que a forma como aquela "constrói a imagem imperceptivelmente, mas se delata de maneira escandalosa".

    E tenho dito.

    ResponderExcluir
  5. Cadum cadum.

    Eu ainda acho dedonocudamiga melhor que essa pseudo-sutileza da linguinha aí.

    ResponderExcluir