20121203

Relatório de atividades desenvolvidas



Fomos a Bruxelas com o objetivo de realizar um documentário curta-metragem, em parceria com Sint Lukas e INSAS, sobre a cidade de Bruxelas. Já havíamos recebido em São Paulo as duas estudantes belgas, e agora cumprimos nossa contrapartida do acordo, realizando o filme na Bélgica.

Durante o período da viagem (13 de setembro a 24 de outubro), realizamos diversas atividades: conhecemos ambas as universidades, incluindo corpo docente e discente; discutimos sobre nossos projetos e reservamos equipamentos; participamos de aula ministrada por Rob Rombout vinculada ao projeto; realizamos as filmagens dos documentários (totalizando cerca de 8 horas de material), participamos de uma série de reuniões com o professor Rob Rombout e outros participantes do projeto (belgas e chineses), discutindo nossas propostas de roteiros para os documentários; participamos, credenciados como estudantes visitantes de Sint Lukas, do Festival Internacional de Gent; fomos à Bienal Manifesta, em Genk; assistimos a exibições e discussões de filmes estudantis, na tentativa de criar uma rede entre os alunos de nossa instituição e das deles.

Acredito que conseguimos realizar bem nosso objetivo principal, voltando com um material bruto muito rico para a edição de nossos documentários. Além disso, creio que conseguimos criar uma relação muito próxima com os membros do corpo discente das instituições parceiras, em especial Sint Lukas, compreendendo o modo como funcionam aquelas instituições e criando paralelos com nossa realidade. Também pudemos experimentar diversos outros modelos de produção de cultura e arte, como no espaço cultural Recyclart.

As experiências vividas lá fortaleceram meu aprendizado como diretor e fotógrafo, complementando meu estudo no Departamento de Cinema, Rádio e TV da Universidade de São Paulo: o aprendizado prático, lidando com as situações que surgiam durante a filmagem, uniu-se também ao aprendizado prático-teórico com Rob Rombout, experiente documentarista que orientou nossos projetos, e à vivência de outras formas de “produção” de cultura, o que é, em essência, o objetivo de nosso curso

Nenhum comentário:

Postar um comentário