20090817

Sobre meu prazer

- A total falta de sentir algum sentido me compele a estudar. Estudar a fim de verificar se há algum sentido para mim. O prazer é, sem dúvida, o foco de tudo, o sentido. Há muitos prazeres . O prazer de saber que a pessoa que me interessa está feliz comigo e continuará comigo. O prazer que a presença (ou o simulacro de presença) dessa pessoa me desperta: prazer da identificação. Isso já é muita coisa. Sozinho, como posso me identificar? Eu, em mim mesmo sou o mesmo. O mesmo é massante. O mesmo é repetitivo. O prazer vem sempre da diferença? Não da diferença absoluta, não da comparação com todos os casos anteriores, mas da comparação com o caso imediatamente precedente. “Assim está melhor do que agora há pouco”, é esse o prazer? - não necessariamente: o prazer vem, absolutamente, da comparação (colocando o atual ou futuro momento como melhor do que o objeto de comparação) com um caso precedente relacionado (cuja relação pode ser abstrata) ou com um caso aparentemente ou inteligivelmente possível.

- Ai, Sérgio, que chato.

E foi assim que ela começou a me deixar.

2 comentários: