20100324

Ser-feliz, verbo intransitivo imperativo

Comecemos nossa análise pelo começo. Ser: tornar-se, ficar, existir, acontecer, pertencer, ter atribuições de. Feliz: município brasileiro, pertencen... erm, contente, alegre, satisfeito. Verbo intransitivo: ser-feliz é um sentido completo. Imperativo (ou hiperativo): ser-feliz é uma ordem.

Ser feliz significa uma mudança de estado, passando-se do não-feliz para o ser-feliz. Dessa simples afirmação decorre que é possível ser não-feliz, ou seja, felicidade não é algo universal, não está em todos nós, pode ser evitada. Acontecendo a felicidade, o ser-feliz foi realizado e deixa de ser necessário.

Oh, wait. Ser-feliz... feliz é um adjetivo, então ser só pode ser (tudum-tis) um substantivo. O fato do ser, a existência, a essência. Toda criatura viva, segundo a enciclopédia. Aquilo que realmente existe, no sentido substancial ou no sentido objetivo. Sendo objetivo, deve poder ser verificado por todos, não pode ficar restrito às limitações de um ser iluminado, graças ao qual (não) sabemos o que é ser. Ser-feliz, então, está ao alcance de todos.

Se for pra considerar o imperativo, o correto é sê-feliz.

...

Entendi, "ser-feliz, verbo intransitivo imperativo" é um condicional. Sê-feliz, vire à esquerda.

lol

2 comentários: