20090515

UM BILHÃO PARA O PIAUÍ - A Cruzada de Mão Santa

"UM BILHÃO PARA O PIAUÍ!

Sodoma;escassez de honra e vergonha na casa da mãe joana, povo. Eu não creio na Bíblia, somente no que ela contém. O livro de indícios mais consistentes que há no universo e que a fé diz que DEUS escreveu sobre a existência dele.Precisamos de fé.Urgente e muita!Perdoem-me as maiúsculas do título, nada mais que meu espanto. A imprensa conta, e edita somente o que quer.Eu, conto tudo, tudo o que vi e ouvi,letra por letra. "Quem vê pouco vê sempre muito pouco; mas, quem ouve pouco, ouve sempre muito mais" Nietzsche. Mesmo porque não sou baú para guardar bizú! Leia e acredite quem quiser: "estou pouco me lixando!".

Assistia ontem ao final da tarde a TV Senado. Mão Santa presidia a sessão e já ia mudar de canal para assistir o Jornal da...(aqui é assim, nunca se sabe o que se pode escrever). Pior para a Folha. Inicia-se um debate incrível e inacreditável, quadri-patético, entre: "Virgílio, Jereissati e Guerra" de um lado e "Mão Santa",na Presidência do "Senado e o povo!" de outro. Aqueles querendo convencer o Presidente em exercício para ler o requerimento sobre a mesa do pedido de abertura da CPI da Petrobrás que continha 32 assinaturas de senadores, bem mais do que o número necessário.Alegavam legitimidade e legalidade Regimental ostensiva a que a Presidência se obrigava .

Mão Santa, mais desajeitado ainda do que já o é, negava-se com desculpas simplórias e simplistas. Administrativamente, dizia-se constrangido em proceder a leitura porque entendia que quebraria a hierarquia. Somente estava Presidente, não o era de fato e, por mais, que o colégio de líderes havia decidido que a leitura do requerimento seria postergada até ulterior comparecimento do Presidente da Petrobrás ao Senado,isto, quando a agenda dele permitisse.Moralmente e de modo contraditório, Mão Santa usava em seu favor, que também tinha assinado o requerimento e que não iria retirar de modo algum a assinatura.

Por outro lado Virgílio,genuflexo e sob os olhares visivelmente contrariados de seu pares superiores (Jereissati e Guerra) choramingava as mágoas dele:solicitava, implorava, pedia,repetia e repetia de novo que a questão era legal, de direito líquido e certo, que colégio de líderes era mero costume, práxis sem valor sobre o escrito e Mão Santa resoluto e impávido, também repetitivo, negava.

Irrompe o 1º secretário e assume a Presidência do Senado da República no lugar do 3º Secretário (o folclórico piauiense Mão Santa que já havia esgotado tudo que sabia de: Maquiavel a Saint-Exupéry). Heráclito, o novo Presidente em exercício do Senado da República e, com sua peculiar pose e arrogância, ecoa forte e solene: Deixa comigo! (Protógenes não deixou, divulgou) Segue a mesma linha sinuosa do conterrâneo Mão Santa; mesma lengalenga e somente acrescenta que o Senador Agripino (líder do DEM) havia representado Virgílio na reunião de líderes e, lembrando Mão Santa, ou lembrado por ele, questiona o PSDB: por que não convocar então, de jatinho, da vizinha Goiânia, o 1º Vice-Presidente do Senado da República Democrática Brasileira, do próprio PSDB, o Senador Marconi Perillo?

Jereissati,Guerra e Virgílio continuam se lamentando e colocando pedido nos duros e gordos muros insinuando graves falcatruas na Petrobrás. Parte e aparte concedido e o meu conterrâneo do PT que nada me envaidece, João, que também é Pedro, mas que de joão nada tem, surgindo da macabra penumbra, grita:

UM BILHÃO para o PIAUÍ!

- Quanto?

Olhos arregalados, mas, com sangue nos lábios, perguntou instantaneamente Heráclito, Mão Santa, que dormitava ao lado,acorda e dá um pulo. Jereissati, então, exultante, agarra o microfone e avisa: o par Marconi, 1º Vice presidente do Senado e do PSDB está vindo de jatinho da vizinha Goiânia. Virgílio ri:

- Prorroguemos a Sessão!

Então... uma esquisita Senadora do PT, de nome sarnento: Serys Slhessarenko - somente urna eletrônica permite que tenha voto num país de analfabetos funcionais - surgida qual alma penada e na calada da noite de sombrios corredores, assume a Presidência sob aplausos Do cavalheiro, brioso e honrado Heráclito, do DEM. Assim, lépida, rápida e faceira como num belo domingo de sol e feira, encerra a sessão a 2ª Vice-Presidente do Senado da República democrática e de DIREITO da Nação brasileira.MP com 1 BILHÃO PARA O PIAUÍ!"

(texto do comentarista assíduo José Reis Barata Barata, do dia 15/05/09. Modificações feitas apenas na formatação.
fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/comentarios/cpi_da_petrobras_all-1.shtml)



Nenhum comentário:

Postar um comentário